SEAC-MG SEAC-MG

Outubro também é Rosa no Seac-MG


Neste ano, a Campanha tem o tema “Na luta contra o câncer. Por todas nós.” E nessa jornada, simples gestos fazem a diferença e a prevenção salva muitas vidas. Como prevenir é conscientizar e conhecer, o Seac-MG contribui com a publicação da cartilha “A informação é primeiro passo para uma vida saudável”, que está disponível no site, com orientações para a prevenção do câncer de mama e de próstata.

O mês de outubro já é marcado pela tradicional campanha “Outubro Rosa” para mobilização da comunidade médica e sociedade com ações de alerta e conscientização sobre o câncer de mama.

Neste Outubro Rosa, a campanha +Acesso para Celebrar a Vida da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) volta a alertar para a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde o rastreamento para o diagnóstico precoce até o tratamento. O conceito da campanha é mostrar a VIDA, ou seja, se as mulheres tiverem mais acesso ao diagnóstico e tratamento, poderão continuar a viver a vida e não a doença. De acordo com a SBM, o diagnóstico em fase inicial eleva a chance de cura para 95%. “O cenário brasileiro desse tumor é crítico e o principal problema está no acesso ao atendimento, desde a prevenção até o tratamento pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Desde 2014, está em vigor a Lei dos Sessenta Dias para que qualquer pessoa com câncer tenha tratamento na rede pública, até dois meses após o diagnóstico. Contudo, conforme dados do Ministério da Saúde, quatro em cada dez casos esperam mais tempo que esse prazo legal para atendimento. Diante desse quadro, a prevenção é a melhor forma de combater a doença. Saiba mais acessando a cartilha do Seac-MG em:

Rua Uberlândia, 877, Carlos Prates, Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30710-230
Telefax: (31) 3278-3008 

Horário de Funcionamento:
Segunda à sexta-feira das 8 às 12h e das 13 às 17 horas

by MacWeb Solutions