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Agenda CIEMG - Agosto 2018

Seac-MG divulga mais de cursos do convênio Ciemg

Em parceria com o Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg/Fiemg), o Seac-MG oferece cursos de qualificação profissional para empresas associadas. Por meio do convênio, também são disponibilizados encontros empresariais, palestras e consultorias jurídicas em diversas áreas. Pelo convênio, o Sindicato subsidia a participação das associadas, que têm descontos especiais ou isenção nas taxas de inscrição. Confira a agenda de agosto/2018.

 

Programação sujeita a alterações.

Mais informações: (31) 3362.5666  www.ciemg.com.br

 

CURSOS EM CONTAGEM

LOCAL: CIEMG

 

- DESENVOLVENDO PESSOAS E FORMANDO EQUIPES

Data: 16/08 - 18:30 às 22:30

- INTRAEMPREENDEDORISMO

Data: 10 a 17/08 –  8h às 17h

- PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DE MANUTENÇÃO

Data: 13 a 15/08 – 18h30 às 22h30

- MODELAGEM DE PROCESSOS USANDO O BIZAGI     

17/08 – 8h30 às 17h30

- COMO EVITAR A INADIMPLÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE       

Data: 20 a 23/08  - 8h30 às  22h30

 

Cursos nas Regionais

- UBERABA (MG)

PRÁTICAS DE RH PARA ASSISTENTES E ANALISTAS

Dia  07 e 08/08  - 08:00 às 17:00 / 08:00 às 12:00

- CURSO UNIFEMM

MS PROJECT - A FERRAMENTA PARA GERIR PROJETOS

Data: 09/08  - 08:00 às 17:00 / 08:00 às 12:00

 

- UBERLÂNDIA

ANÁLISE DE CUSTOS E FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDAS

Data:  09/08  - 08:00 às 17:00 / 08:00 às 12:00

- ITUIUTABA

ESTRATÉGIAS DE NEGOCIAÇÃO E VENDAS

Data: 20/08 -  8:30 às 17:30

- IPATINGA

LIDERANÇA PRA CHÃO DE FÁBRICA

Data: 22/08  -

- JUIZ DE FORA

ORATÓRIA - COMO FALAR EM PÚBLICO

Data: 23 e 24/08  8H às 17h / 8h às 12h

- IPATINGA

GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL

Data: 29 e 30/08  - 8:00 às 17:00/08:00 às 12:00

- MONTES CLAROS

ROTINAS FISCAIS - PRÁTICA PARA AS EMPRESAS

Data: 31/08   - 8:30 às  17:30

Empresário mineiro assume federação nacional de asseio e conservação

O presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas Gerais (Seac-MG), Renato Fortuna Campos, foi empossado, oficialmente, no dia 26 de junho como presidente da Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação (Febrac) para o quadriênio 2018/2022. A posse festiva aconteceu no dia 17 de maio de 2018, em Foz do Iguaçu, Paraná (PR), durante o 26º Encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação, considerado o maior evento de limpeza profissional do país.

 

Em seu discurso de posse, Renato Fortuna reverenciou os ex-presidentes da Febrac e as gerações de empresários “que não mediram esforços e sacrifícios pessoais para se dedicarem ao nosso segmento empresarial”, destacando também, o compromisso que a chapa eleita assumiu em “se empenhar em dirigir nossa Federação, com o espírito de bem servir esta entidade e a categoria que representa organização”.

 

O novo presidente da Febrac lembrou que a Federação tem se destacado no cenário nacional, superando desafios da própria atividade, se fazendo representar junto à sociedade civil, organismos governamentais e de representação institucional por lideranças sindicais conscientes e ativas às demandas. “Continuaremos a estreitar nossas relações institucionais, eis que é fundamental a constante valorização de nossa representatividade junto à CNC e todas as demais entidades com as quais interagimos, sejam elas governamentais ou não”.

 

Dentre os pilares de sua gestão, Renato Fortuna destacou o fortalecimento da representatividade, incentivando maior participação e a construção coletiva. “Só iremos edificar as bases para as realizações futuras a partir do reconhecimento de todos aqueles que nos trouxeram até aqui, sejam eles dirigentes, seja o conjunto de nossos colaboradores e parceiros, sem os quais ações e projetos não frutificam”. E ainda, destacou o espírito democrático e “os predicados daqueles que encontram no diálogo o meio de se alcançar a eficiência e os melhores resultados”.

 

Para o próximo quadriênio (2018/2022), a nova diretoria da Febrac elaborou o Plano de Governança Sindical (Plansind). “Soubemos colher múltiplas contribuições para o nosso plano de ações e metas, o que nos permitiu, inclusive, unir as mais notáveis personalidades sindicais do setor em torno de um projeto que nos permitirá consolidar as realizações passadas e avançar em direção ao que muito ainda temos a construir”.

 

A mesa de abertura do Eneac 2018 reuniu o então presidente da Febrac, Edgar Segato Neto, que empossou o novo dirigente da Federação, Renato Fortuna Campos, além de autoridades e empresários do setor de asseio e conservação e da segurança privada, dentre eles, o presidente da  Fenavist, Jeferson Furlan Nazário, e o anfitrião e presidente do Seac-PR, Adonai Aires de Arruda.  

 

Durante o Eneac, que também comemorou os 35 anos da Febrac, empresas do setor foram homenageadas com o Prêmio Mérito em Serviços 2018, concedido às empresas que estão há mais de 10 anos no mercado, dentre elas, associadas do Seac-MG: Real Tox; Pontual Desinsetizadora;  AAA Dedetização Insetan; Bycontrol Sistema de Controle Ambiental; Conserbras Multiserviços; Conservadora Campos; Conservadora Metódica; Conservadora Mineira; Conservadora Predisul; Grupo Expressa MG; RH Time Gestão em Serviços e Rio Minas Terceirização e Serviços.

 

Pela primeira vez fora da Europa, Forum Pulire America será realizado em Curitiba

 

O evento acontecerá nos dias 09 e 10 de agosto na Universidade Positivo

e abordará o inovador conceito de limpeza como valor absoluto

 

Você já ouviu falar no conceito de Limpeza como Valor Absoluto? Muito além do significado literal da palavra, limpeza também representa a reflexão do estado social, da condição humana e, numa interpretação alternativa, dos valores morais que determinam o senso de igualdade, justiça e dignidade de todos nós, seres humanos. Nesse sentido, tornar limpo é reorganizar e apoiar um processo de crescimento coletivo consciente que irá nos levar ao bem-estar geral e sustentável a nível mundial.

Com esse conceito, o Forum Pulire – que pela primeira vez será realizado fora da Europa - chega em Curitiba para proporcionar um evento de gestão empresarial de excelência, apresentando debates inovadores e uma rica experiência em networking para seus participantes. O evento, que será na Universidade Positivo nos dias 09 e 10 de agosto, será realizado pela FACOP (Fundação do Asseio e Conservação do Estado do PR) em parceria com a AFIDAMP (Associação de Fabricantes Italianos de Equipamentos, Máquinas e Produtos para Limpeza Profissional) e com a ISSA (Associação Mundial das Indústrias de Limpeza).

Programação

Os dois dias de programação contarão com paineis focados nas áreas de Tecnologia, Sustentabilidade, Dignidade, Qualificação e Reputação, todos pautados na ética, valor que permeia todo o conceito do evento. “É preciso gerar uma mudança de pensamento no que diz respeito ao conceito de limpeza como valor absoluto a nível mundial. E isso só é possível quando colocamos em pauta todos os conceitos que envolvem a criação desses novos padrões tão importantes para que qualquer empresa tenha sucesso em suas operações e também para que os profissionais dos mais diversos setores reflitam sobre suas práticas e busquem o novo, o diferente”, explica o empresário Adonai Aires de Arruda, Diretor Presidente e um dos fundadores da FACOP.

Além de debates com profissionais renomados da área como Hélio Magalhães (AMCHAM),  Collin Anderson (USA), Ricardo Vacaro (RL Higiene/Allia/Instituo Akatu), Davide Guarini (Itália), Abilio Cepera (Karcher), Norman Arruda (presidente ISAE/FGV), entre outros, o Pulire America ainda será ponto de encontro de grandes empresários e líderes, fazendo do evento mais do que uma simples discussão sobre o tema, mas também uma oportunidade de criar um networking sólido, fortalecendo parcerias com grandes nomes da Europa, Estados Unidos e toda a América Latina. Também estão confirmadas as participações dos CEOS realizadores do evento John Barret (ISSA/USA), Toni D’Andrea (AFIDAMP/Italia) e Adonai Arruda (Facop/Brasil).

Ainda focado na troca de experiências entre empresários nacionais e internacionais, o Pulire America propõe dois encontros, Laboral e Empresarial, para concretizar os valores e posicionar esse conceito em todos os aspectos da gestão. “O mais interessante é reunir os diversos segmentos da economia mundial em prol do mesmo objetivo, proporcionando uma experiência de alto nível para os participantes e crescimento para o setor como um todo. Somos do setor de limpeza, mas a limpeza que nosso evento traz como proposta cabe a todos os segmentos, principalmente aos que buscam alternativas e inovações para uma gestão sustentável, transparente e de resultados. Estamos prontos para o novo e, principalmente, para incentivar essa novidade no meio empresarial”, conclui Arruda.

O encerramento do Forum Pulire America será no Hard Rock Café Curitiba, em uma festa exclusiva para os participantes.

SERVIÇO

Fórum Pulire América

Data: 9 e 10 de agosto de 2018

Local: Teatro Positivo - R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, Curitiba

Ingressos: Disk Ingressos

 

Comunicadores debatem Fake news e MKT associativo

Durante o 3º Encontro, realizado em Brasília (26/06), assessores de Comunicação dos sindicatos ligados à Febrac e Fenavist, discutiram assuntos de interesse dos dois segmentos, dentre eles, Marketing Associativo, apresentado pela assessora de Comunicação Social do Seac-MG, Sonia Zuim. Em destaque também, as discussões em torno das redes sociais e Fake news. O encontro proporcionou a troca de experiências, além da definição de metas e maior  sintonia nas ações desenvolvidas pelas entidades.

Marketing Associativo

A reforma trabalhista, além de apresentar uma série de mudanças nas relações entre patrões e empregados, também trouxe modificações que afetam diretamente as entidades de classe. Desta forma, o trabalho de comunicação junto às empresas representadas e à imprensa se torna ainda mais importante, uma vez que a divulgação das ações, serviços e informações dos setores é fundamental para o fortalecimento das entidades.

Sobre o assunto, a Assessora de Comunicação do Seac-MG, Sonia Zuim, falou sobre as ações desenvolvidas pela entidade que proporcionaram uma maior participação dos associados. Segundo ela, o fundamental é que “os representados se sintam parte do setor”.

O Assessor de Comunicação da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcos Nascimento, mostrou a evolução das redes sociais, apresentou formas de utilização que podem maximizar o relacionamento com o público e falou um pouco sobre o futuro.

Em relações as fake News, que tem ganhado cada vez mais importância, inclusive sendo motivo de debate nos Estados Unidos, já que são apontadas como fator preponderante para a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais, Nascimento mostrou que os “boatos” sempre existiram, mas que com o avanço das redes sociais o problema se tornou bem mais complicado de se resolver. O conteúdo é disseminado muito mais rapidamente.

Um dos principais responsáveis pela reprodução de notícias falsas são os grupos no whatsaap da família.

O Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação (Gpopai) da USP fez a seleção de cerca de 500 páginas do Facebook e mais 100 sites de notícias para acompanhamento diário das postagens e da repercussão de cada uma. A conclusão foi que 12 milhões de pessoas difundem notícias falsas na internet. Levando em consideração que cada um tenha 200 seguidores, as fake news podem chegar a toda a população brasileira.

Já um Estudo do Instituto de Tecnologia de Masachussetts (MIT) mostrou que as notícias falsas têm 70% a mais de chances de viralizarem. Cada postagem verdadeira atinge, em média, mil pessoas, enquanto as postagens falsas mais populares atingem de mil a 100 mil pessoas. De acordo com o estudo, quando a notícia falsa é ligada à política, o alastramento é três vezes mais rápido.

Ainda durante o encontro, a Importância e se ter porta-vozes bem preparados foi debatido. A importância do media training foi o tema da apresentação do jornalista Expedito Filho. Com mais de 30 anos de carreira, ele trabalhou nos principais veículos de comunicação do País, como Veja, Época, IstoÉ, IstoÉ Dinheiro, Estado de S. Paulo, Jornal do Brasil e rádio CBN. Atualmente, atua na Blue e Mango Agência de Notícias e Comunicação Digital.

 

Fonte: Fenavist

6ª INFRA BH. Inscreva-se e aproveite o desconto de 10%

Pelo sexto ano consecutivo, o Seac-MG apóia o evento Infra BH, que em 2018 tem como tema “Transformação através da tecnologia, inovação e criatividade”. O encontro reúne profissionais de  Facilities Management (FM) que são aqueles que cuidam da contratação de serviços especializados, da infraestrutura e dos ativos físicos nas edificações de trabalho, visando o bem-estar dos usuários e clientes.

 

Mas o que é Facilities Management?  Trata-se de uma “Função organizacional que integra pessoas, espaços e processos dentro de um ambiente construído com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade do negócio” - ISO 41.011: 2017

 

Segundo a presidente do Comitê Organizador dos Eventos INFRA e Diretora de Redação da Revista INFRA, Outsourcing & Workplace, Léa Lobo, no Brasil, muitas empresas não perceberam a importância do FM. “As atividades que incluem o Facility Management (FM) somam, em geral, o segundo maior custo das organizações e não ter uma gestão planejada faz com que empresas percam muito dinheiro, além de colocar em risco o negócio principal”.  Segundo relatório de março 2016, do Centers of Excellence for Labor Market Research, o mercado global de Facility Management é estimado em US$ 1.12 trilhão/ano. No Brasil, segundo especialistas, gera negócios da ordem de R$ 100 bilhões anuais.

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